Data: 21/03/2014
Autor: Pr. Josinaldo Cavalcante
“...e acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.” (At 2:21)
Querida igreja, a paz do Senhor Jesus!
Amados, é com muitíssima alegria que venho através desta para compartilhar com os amados os feitos do nosso Senhor Jesus aqui em Burkina Faso, esta nação tão maravilhosa. Temos tantas coisas para estar compartilhando com os queridos irmãos, coisas que a cada dia somos gratos a Deus, pois sabemos que Dele e por Ele são todas as coisas e que os bons desejos vem de Deus e é Ele quem nos ajuda a cumprir a cada um deles. Assim, queridos irmãos, não é tempo de pararmos e desanimarmos, é tempo de se levantar e prosseguir na posição que fomos chamados, executar com alegria o ministério que o Senhor tem confiado a cada um de nós. Pois, amados, todos fomos presenteados com dons e ministérios e isso é maravilhoso, pois no reino não há grandes e pequenos, mas todos fazemos parte do mesmo corpo, cuja cabeça é o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Poderia aqui descrever tantas coisas lindas do nosso Deus e relatar aos amados detalhadamente de cada dia que passamos aqui na presença do Senhor, poderia detalhar aos amados como o Senhor tem cuidado de nós em cada ida ao norte e ao leste, idas e voltas chorando e sorrindo levando a preciosa semente, e isso, queridos, precisaria de muitas páginas, mas desejo compartilhar nestas palavras o que está acontecendo aqui em nosso meio, um pequeno resumo de tudo, para que os amados possam se regozijar juntamente conosco, amém?
Ao norte: no village Kurfayel, a escola que foi construída, tem sido uma grande bênção para as crianças e temos visto o quanto a educação é importante, pois hoje quando chagamos neste village, as crianças nos cumprimentam e até nos entendem mais no francês. Ali, o poço artesiano tem sido uma grande bênção para todos do village. Estamos construindo a casa do obreiro que hoje vive no meio do povo anunciando as boas novas de salvação – Jaque e sua família. No village Nassoumbou, a igreja cresce e tem sido um lugar de refúgio para os cansados e sobrecarregados. O Pr. Haamã tem cuidado do rebanho e mesmo sendo em um village de feiticeiros, hoje a igreja tem ganhado o espaço dela no meio do povo conquistando vidas e trazendo salvação pela exposição da palavra de Deus. Na semana que vem estaremos levando 5 novos irmãos ao batismo neste village e estaremos ali participando da ceia do Senhor. Ainda ao norte, estamos com um trabalho na vila de Djibo com mais de 200 crianças na casa do obreiro Naaba, dentre elas, muitos novos convertidos que já se renderam aos pés do nosso Senhor Jesus. Nesta vila, estamos com um trabalho com meninas na direção da missionária Simone e agora ganhamos mais reforços do grande exército de Deus, pois estivemos rogando ao Dono da seara e Ele nos ouviu e nos enviou mais trabalhadores. Já faz um mês que chegou aqui o casal de missionários Albert e sua esposa Renata que estarão nos ajudando ao norte ali na vila de Djibo desenvolvendo trabalhos com formação de eletricista, futebol e discipulado, assim levando fé, esperança e amor àqueles que clamam dia após dia por salvação. Queridos, hoje o programa Dai-lhes Vós de Comer está atendendo 1.200 crianças com pão e suco nas escolas e nos clubes com os obreiros aos finais de semana. O programa Florestamento do Deserto, tem resultado em aberturas de portas nas casas dos muçulmanos e tem dado mais vida no village Nassoumbou.
Ao leste: temos desenvolvido trabalhos com os villages de língua goumarchés... e ali na vila Gayeri, estamos terminando o centro de formação teológico. Ali estamos preparando 11 obreiros para serem enviados à outros villages que ainda não tem presença de cristãos. Recebemos também, com muita alegria, o casal de missionários Ricardo e Érica que nos ajudará no desenvolvimento de projetos com os jovens e adolescentes na área do esporte e discipulado, pois há muitos villages que ainda não tiveram o privilégio de ouvir as boas novas de salvação. Neste centro de formação já estamos na décima matéria e está sendo uma grande bênção, queridos. Ainda nos falta as portas, janelas e contra piso... e aos finais de semana teremos os cultos. Estaremos inaugurando na semana que vem. No village de Yadogo, onde construímos a igreja, o poço está sendo uma grande bênção, pois o obreiro que ali está com a sua família tem desenvolvido um trabalho muito lindo e muitas vidas tem se rendido aos pés de Jesus... estaremos inaugurando a nova igreja e o poço ali na semana que vem. No village Kotougou, temos visto o quanto Deus está realizando coisas maravilhosas, pois a igreja nasceu de um evangelismo seguido de um filme, e logo muitos foram chegando... ao ouvir a palavra foram se rendendo aos pés de Jesus e já na semana que vem estaremos levando ao batismo 38 novos irmãos em Cristo Jesus. E já terminamos a construção da casa do obreiro que ali vive com a sua família, pois eles estavam morando em uma casinha de palhas e hoje estão em 3 cômodos com janelas, portas, telhas, contra piso e toda rebocada por dentro e por fora... louvado seja o nome do nosso Senhor Jesus. No village de Douonla, estamos no início da construção de uma nova escola, pois ao chegar neste village encontramos crianças estudando com tanta alegria e desempenho em uma escola toda de palhas e isso mexeu com os nossos corações e ao orarmos, Deus testificou nos corações da igreja e hoje está sendo possível construir mais esta escola aqui em Burkina Faso, porque a igreja de Cristo tem se posicionado para estar alcançando e abençoando aqueles que precisam de libertação, pois o Senhor disse: “e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (Jo 8:32).
Amados irmãos, este resumo é o resultado de vossas orações e contribuições no reino de Deus e somos muito gratos aos amados por vosso carinho e apoio, pois um ao outro ajudou e ao seu companheiro disse: esforça-te.
Equipe de obreiros nativos ao norte: Haamã e família; Uumã e família; Naaba e família; Jacque e família; Mariame; Oussoumane.
Missionários brasileiros ao norte: Simone; Ricardo e sua esposa Érica.
Equipe de obreiros nativos ao leste: Emanuel e família; Yarga e família; Yetema e família; Emille e família; Isaie e família.
Missionários brasileiros ao leste: Ricardo e sua esposa Érica.
Povos que hoje trabalhamos:
- Povo Songhais (língua songhais) – Obreiros: Haamã e família; Uumã e família.
- Povo Fullanes (língua fulfude) – Obreiros: Jacque e família; Naaba e família.
- Povo Gourmachés (língua gourmaché) – Obreiros: Emanuel e família; Yarga e família; Yetema e família; Emille e família; Isaie e família.
- Povo Mossi (língua more) – Capital: evangelismo pessoal.
Compartilho com os amados uma necessidade de minha família. Precisamos ir ao Brasil no próximo mês de junho, pois a minha esposa e meus filhos estão já há 2 anos e meio sem ver os parentes, igrejas e amigos e ainda estamos no desafio das nossas passagens. Deus já nos abençoou com 2 passagens e ainda nos restam 2, pois a nossa família é composta de 4 pessoas. Cada passagem está em um valor de R$ 5.000 (cinco mil reais).
Para contribuir com este desafio, entre em contato com a Missão Desafio – Escritório Regional da Baixada Santista.
Agradecemos desde já a cada um dos queridos irmãos por vossa contribuição. Que Deus continue abençoando os amados a cada dia em todas as áreas de vossas vidas.
Miss. Josinaldo e equipe de Burkina Faso