Atualizado em: 01/11/2013
Autor: Pr. Josinaldo Cavalcante
Burkina Faso - Oeste da África - Sahel africano
"Faço tudo isto por causa do Evangelho, para ser também participante dele." (1 Co 9:23)
Quem somos?
A associação M.D.I.P.E.: Mission Défi Intégral Pour les Enfants (em português, Missão Desafio Integral Para as Crianças) é uma missão que visa o desenvolvimento integral das crianças de Burkina Faso. Nós compreendemos que as crianças são cristão de hoje, e os futuros líderes e cidadões que irão constituir a sociedade de Burkina Faso. Temos como meta resgatar e cuidar das crianças nas áreas social, emocinal e espiritual levando o evangelho das boas novas, cumprindo assim a ordem do nosso Senhor Jesus. Somos uma igreja estabelicida como uma associação, e com uma missão: anunciar o evangelho em Burkina Faso - África. A igreja M.D.I.P.E. nasceu de uma parceria de missionários brasileiros (família Cavalcante) e pastores nativos burquinabês, com o alvo de ajudar na propagação do evangelho em Burkina Faso. Para isso, contamos com ajuda e parcerias de várias denominações e pastores brasileiros. Um dos nossos objetivos é formar obreiros nativos para que em um futuro próximo ela possa ser independente e interdominacional. Nossa visão é estimula-los a continuar crescendo e serem autônomos para pregarem o evangelho, fazendo discípulos em sua própria nação.
- Nome Oficial: Burkina Faso
- Capital: Ouagadougou
- Localização: Oeste da África
- População: 18 milhões
- Língua Oficial: Francês
- Dialetos: 74 (os mais falados são: Moré, Fulfulde e Djula)
O país tem a maior parte de seu território situado em uma região árida à beira do deserto do Saara no oeste da África.
Burkina Faso está entre os 10 países mais pobres do mundo.
Burkina Faso está entre países com o maior índice de mortalidade infantil do mundo.
Burkina Faso é o país com o índice de analfabetismo mais alto do mundo, sendo 76% da população são analfabetos e 24% apenas alfabetizados.
Religiões predominantes em Burkina Faso:
- Primeiro Lugar: Islamismo
- Segundo Lugar: Animismo
- Terceiro Lugar: Catolicismo
- Quarto Lugar: Cristianismo
Sendo que na capital, o islamismo, o catolicismo e o cristianismo lutam para ganhar território, mas dentro das tribos (villages), o islamismo e o animismo são os que predominam, tendo pouca presença de evangélicos - por enquanto em nome de Jesus.
Até quando Burkina Faso irá precisar de missionários estrangeiros?
A deficiência de obreiros nativos é grande, assim como a nescessidade do país. Nós como uma associação estabelecida, temos como alvo granjear missionários brasileiros que estejam dispostos a servir, para ajudar a firmar esse fundamento, colaborando na edificação dessa obra e formação de obreiros. Assim como também investidores que queriam ajudar na formação social dessas crianças, pois o país é sustentado por organizações e doações.
Nosso alvo: crianças. Embora as crianças sejam cidadões, contudo, hoje são menosprezadas na sociedade burquinabê. Isso explica as deficiências dos adultos. Trabalhamos na conscientização, e valorização infantil e sendo assim, esperamos formar futuros obreiros no meio destes que hoje são crianças.
Objetivo: um futuro melhor com adultos encorajados, capacitados para compor a população burquinabê. Contribuir para alcançar o pleno desenvolvimento bio-psico-social das crianças e adolescentes assistidos pelo projeto, viabilizando o processo de aprendizagem.
Nosso método de trabalho: é um projeto missionário de caráter humanitário que visa assistir crianças e adolescentes de ambos os sexos em idade compreendida entre 6 e 18 anos e em situação de miserabilidade extrema, proporcionando acesso a um dos principais direitos humanos que é o direito a alimentação. Trabalhar com evangelismo de crianças através da assistência social.
Relação dos projetos
Na área da alimentação
Projeto "Dai-lhes vós de comer" ao norte de Burkina Faso: sustenta 300 crianças de uma escola todos os dias, e mais 130 crianças que fazem parte de um clube das crianças dentro do terreno da igreja na direção do Pr. Haamã, sua família, e o obreiro Uumã, na tribo Nassoumbou.
Projeto "Dai-lhes vós de comer" ao leste de Burkina Faso: hoje atendemos 200 crianças aos sábados nos trabalhos realizados na vila de Gayeri, na direção do nosso Pr. Emanuel e equipe.
Na área social
Projeto "Brincar": constitui na construção de um parquinho ao norte de Burkina na vila de Nassoumbou. Também queremos ajudar essas crianças na cultura e no esporte, naquilo que for possível.
Outros projetos: construção de áreas de recreação (parquinhos), plantações das árvores (florestamento do deserto). Agora estamos finalizando a construção da escola na tribo de Kurkayel e o poço arteziano que já está funcionando.
Na área da evangelização
Na preparação dos obreiros burquinabês: nossa visão tem sido preparar obreiros nativos para continuar a obra. São eles que realizam os trabalhos no próprio dialeto e assim o trabalho tem avançado, pois hoje a equipe de brasileiros trabalha na retaguarda sendo apenas os facilitadores para que os obreiros locais possam alcançar o seu próprio povo, assim damos palestras de casais para eles, formamos novos obreiros, plantamos novas igrejas no meio da comunidade, definimos estratégias de evangelismo e damos auxílio em todas as áreas das famílias de cada obreiro. Hoje já contamos com 6 casais de obreiros e mais 3 solteiros, todos nacionais burquinabês.
"Um ao outro ajudou e ao seu companheiro disse: esforça-te."