Atualizado em: 03/01/2014
Autor: Rogério Forte Palombo
Em 1991, o missionário Pr. Ibrain e sua família foram enviados à Bolívia pela sua igreja O Brasil Para Cristo – Mandaqui (São Paulo - SP), dando início ao Programa Saturação Bolívia. Com o crescimento deste trabalho missionário do ministério de missões da igreja do Mandaqui e das necessidades cada vez maiores, derivou a Missão Desafio, que mais tarde foi reconhecida pela Convenção do Estado de São Paulo e depois pelo Conselho Nacional como o órgão oficial de missões da Igreja O Brasil Para Cristo.
Ao chegarem à Bolívia, em 1991, ocuparam um cômodo que era utilizado como galinheiro e ficaram por lá durante dois anos. Deus foi abençoando e veio a casa para a família e o terreno para o Centro de Treinamento Missionário que seria criado mais tarde. A igreja começou nessa casa e passou por várias ampliações até chegar a ser exclusivamente uma Igreja Bolívia Para Cristo, na cidade de Puerto Suárez. Evangelismo e discipulado aconteceram desde o princípio, até em presídios.
Locais e povos atendidos
Puerto Suárez (sede do trabalho): a igreja possui aproximadamente 300 membros e trabalha com Gemes. Puerto Suárez é uma cidade de cerca de 30 mil habitantes, capital de Germán Busch. É um local onde o narcotráfico tem sido o grande cabide de emprego. O calor é sufocante, média nos dias quentes de 45 graus e sensação térmica maior. É um local com muita doença tropical por causa dos inúmeros insetos.
Centro Médico Bethesda: atende cerca de 300 pessoas mensais nas mais diferentes áreas e de diferentes povoados. O centro médico trabalha num perímetro de 100 km de atuação desde sua sede. No centro médico existe laboratório de análises clínicas e odontologia, sendo que por dois anos foi condecorado como a instituição que mais bem causou a população. No centro médico a pessoa é atendida e recebe a receita médica, e só pode retirar o remédio da farmácia comunitária após passar pelo capelão de plantão, quando então é evangelizada. É oferecido também um curso bíblico gratuito (discipulado) e só depois pode retirar o remédio.
Paradero: é onde funciona a escola de futebol. Atende cerca de 60 crianças diárias, dando disciplina espiritual, alimentação e aprendendo técnicas de futebol. Esse povoado fica à 5 km de Puerto Suárez.
O Brasil Para Cristo em Corumbá: está à 30 km de Puerto Suárez, dentro do Estado do Mato Grosso do Sul (Brasil). É uma congregação da igreja de Puerto Suárez e são cerca de 100 pessoas atendidas.
Imbiruçú: aldeia Terena, está à 300 km de Puerto Suárez, e são cerca de 300 índios atendidos pelo projeto. Temos índios que são pastores e presbíteros que exercem o trabalho na região.
Água Branca: também aldeia, e está à 300 km de Puerto Suárez. Temos uma igreja construída e são 60 índios atendidos.
Las Palmeras: está à 150 km de Puerto Suárez, porém é de muito difícil acesso.
El Carmen: fica à exatos 100 km de Puerto Suárez. Existe um convênio com a prefeitura local para que nossos médicos atendam nessa cidade e quando isso acontece, são mais de 100 pessoas que são alcançadas pelos benefícios do projeto.
A equipe também trabalha em Mutun, Salao, Motacusito e entre outros povoados na evangelização.
Projetos
Água Viva: instalação de filtros comunitários de água, pois a água na Bolívia é muito pouco tratada.
Líderes Autócnes: discipulado de nativos para que eles venham a ser os líderes nativos em seus respectivos povoados.
Desafios:
- A Bolívia é um país de muita desigualdade econômica.
- A geografia da Bolívia é um problema para se alcançar os povos mais distantes.
- Na Bolívia existe uma “santa”, adorada pelo país inteiro. É chamada Pachamama, “deusa” da mãe terra. Uma vez por ano existe uma festa chamada Diablada, semelhante ao carnaval, onde as pessoas se vestem de Pachamama e saem às ruas.
Fonte: Missão Desafio