• Saturação Bolívia
  • Tríplice Fronteira Africana
  • Haiti para Cristo
  • Dalit Freedom Network
  • Itália para Cristo
  • Projeto Chorai
  • Fé para o Peru
  • Romênia para Cristo
  • Tríplice Fronteira
  • Agora é o Uruguai
  • Em Definição de Campo

Home » Dalit Freedom Network


Dalit Freedom Network

SELECIONE O ANO

Atualizado em: 10/03/2014
Autor: Pr. Joel Stevanatto

“A igreja como agente de transformação e reconciliação.”

DFN BrasilAlguns de vocês já sabem ou já ouviram falar um pouco sobre o DFN Brasil, outros estão sabendo hoje e outros saberão depois, mas chegará o momento em que todos saberão e conhecerão o DFN – Dalit Freedom Network Brasil, que trabalha diretamente com os dalits da Índia.

O povo Dalit, também conhecido como os “intocáveis” ou “impuros”, tem sido ao longo de milhares de anos a casta mais oprimida no rígido sistema social de castas na Índia; Dalit significa também, “quebrados”, “esmagados” no chão, os “sem casta” ou “oprimidos”, eles representam ¼ da população da Índia, aproximadamente 300 milhões de pessoas.

Casta é um sistema de classificação social entre os mais puros e os mais impuros segundo o hinduísmo, é determinada pelo nascimento e permanece por toda a vida de um dalit. Na Índia, toda a interação social é estabelecida por este sistema e os dalits em função de sua classificação, por estarem embaixo dos pés de Brahma (principal deus hindu) sofrem com muito rigor de humilhações e todo o tipo de violência e pobreza. Um simples toque de um dalit torna impuro aquilo que ele tocou.

Apesar da constituição da Índia afirmar que todos são iguais perante a lei e que todos tem direitos iguais, não é isso que acontece com os dalits; são-lhes negados todos os direitos comuns, como educação, saúde, bons empregos, segurança, boas moradias, dignidade, etc.. Além da ausência de todos estes direitos, os dalits sofrem todos os tipos de assédio possíveis em todos os segmentos da sociedade; são escravizados através de serviços braçais na construção civil, na limpeza de ruas como garis (em algumas situações varrendo com as suas próprias mãos, tirando os excrementos humanos em banheiros de casas e banheiros públicos, desentupindo fossas, carregando os animais mortos; são comprados e vendidos como se fossem mercadorias, seus filhos são entregues em pagamento de dívidas que jamais serão quitadas, muitos filhos e filhas são obrigatoriamente consagrados à deusa da prostituição, levados para o templo com seus 10, 11 ou 12 anos, onde se prostituirão até 25 vezes por dia “alegrando e satisfazendo” a deusa, entendendo que através disso, na próxima encarnação terão uma vida melhor.

O Projeto DFN – Dalit Freedom Network começou em 2002 na Índia em resposta aos apelos de líderes dalits, que preocupados com o futuro de seus filhos e mulheres, por não terem acesso ao sistema básico de educação, de saúde, entre outros em função do sistema social de castas que existe na Índia, eles nos procuraram com três pedidos:

  1. Eduquem nossos filhos;
  2. Salvem nossas filhas e esposas;
  3. Sejam a nossa voz.

Desde então, o projeto DFN tem desenvolvido várias estratégias e recursos para atender a estes e outros pedidos do povo dalit, através de seus quatro pilares: educação, assistência médica, desenvolvimento econômico e justiça social. Milhares de dalits estão sendo transformados para sempre em todos os segmentos de suas vidas, inclusive espiritualmente.

Projetos entre os dalits:

Escolas (educação): já acontecendo, o projeto para construirmos 1.000 escolas até 2017; já temos prontas 107 onde já estudam 25.000 crianças dalit, usufruindo de ensino da melhor qualidade com as matérias seculares em inglês. Através da educação, os dalits estão acessando e usufruindo os valores fundamentais e essenciais ao ser humano como: liberdade, igualdade e dignidade humana.

Obs.: a maioria das escolas do governo ensinam apenas na língua local, o que, mesmo com estudo dificulta os alunos a conseguir um emprego, ou entrar para uma faculdade, pois para isso precisam falar um bom inglês. Em nossas escolas as crianças aprendem as matérias na língua local, mas também em inglês. Essa é a diferença.

Desafio: com apenas U$ 28,00 por mês, você dará a uma criança dalit, uniforme, material escolar e a alimentação diária nas escolas.

Saúde (clínicas): saúde é um direito humano básico que é geralmente negado ao dalit. A maioria dos dalits não pode pagar por cuidados na área da saúde e também não tem acesso à saúde básica. Mais de 40% dos mais jovens e das crianças na Índia são mal nutridos. Por causa da exclusão, os dalits têm sofrido, por exemplo, com as doenças denominadas invisíveis nas nações mais desenvolvidas, como a poliomielite e a hanseníase. Através de programas básicos de saúde comunitária, o DFN tem atendido às necessidades imediatas através de clínicas médicas e clínicas móveis que viajam por toda a parte levando assistência médica e orientações.

Igrejas (lideranças): nos últimos 12 anos, foram plantadas mais de 3.000 igrejas entre as comunidades dalit em toda a Índia. Todas as igrejas com seus pastores e lideranças formados em seminários e capacitados com cursos de liderança.

Justiça social (assistência jurídica aos dalits): DFN é a principal voz de justiça para os dalits, concentrando esforços no sentido de disseminar o tráfico humano de dalits através de campanhas educacionais, com representantes no poder legislativo e com uma estrutura de advocacia.

Desafio: com apenas U$ 50,00 nós retiramos uma criança do tráfico.

Desenvolvimento econômico (empreendimentos para profissionalização): apoiar a dignidade humana! Uma das formas de capacitar a comunidade dalit é ajudando-os a desenvolver habilidades comerciais com os quais eles poderão ser livres da opressão do sistema de castas e com isso, terem uma renda para sua família, se auto sustentando, oferecendo educação aos seus filhos e tendo a liberdade pessoal.

Treinamento de lideranças e teologia: temos desenvolvido um seminário teológico na base da OM em Hyderabad, onde convertidos dalits já maduros na fé estão sendo treinados para o pastoreio das igrejas que estão sendo plantadas em todo o país. O currículo já conta com pós-graduação, mestrado e doutorado em Liderança e Ministério.

Faculdade de administração: A OM Índia está desenvolvendo o povo dalit para que tenham condições e dignidade de se colocarem na sociedade, desfrutando integralmente dos direitos de uma sociedade democrática.


A Missão Desafio através do Pr. Joel Stevanatto, junto com o Pr. Humberto Aragão da OM e uma equipe apaixonada por missões, aceitou o desafio de representar o DFN da Índia no Brasil. Já estamos em franca atividade, desenvolvendo as ações e estratégias no sentido que as igrejas, as pessoas e empresas em todo o Brasil, não só conheçam este projeto, mas se envolvam junto conosco, neste projeto de libertar o povo dalit hoje e para sempre.

Agora que você conheceu um pouco sobre os dalits da Índia, suas necessidades e dificuldades e também já sabe o que tem sido feito por este povo; o que você fará além de orar por eles? Não terminamos, há muito o que ser feito, podemos contar com você?

Atenção: somente a Missão Desafio representa o projeto DFN Brasil.

MDOM Brasil

Missão Desafio e OM Índia, juntas servindo melhor!

Pr. Joel Stevanatto
Pr. Humberto Aragão
Wesley Carvalho

Fonte: Dalit Freedom Network Brasil

Crianças dalit da ÍndiaCrianças dalit da ÍndiaCrianças dalit da ÍndiaCrianças dalit da Índia