Data: 14/03/2018
Autor: Adriano Santos de Oliveira
Na noite de quarta-feira, dia 14 de março de 2018, entre 22:30hs e 23:00hs, eu (Adriano Santos) juntamente com os irmãos Dc. Douglas, Pb. Paulo, Fabíola, Valdiméa, Elias, Maria, e Rogério (dirigente desse trabalho e um dos diretores da Missão Desafio – Escritório Regional da Baixada Santista) fomos às proximidades do Mercado Municipal, localizado no bairro Vila Nova, em Santos, para realizarmos uma pesquisa de campo para que no sábado seguinte, dia 17, por volta das 22:00hs, realizássemos um evangelismo com sopão aos moradores de rua que ficam ali próximos, a fim de juntos finalizarmos a consagração de 90 dias proposta em prol da viagem missionária que realizamos ao Paraguai durante o feriado prolongado de Carnaval.
O Dc. Douglas, que conhece bem as imediações daquele local, nos direcionou mostrando o campo de atuação, e vimos que havia muitos moradores de rua em cada quarteirão que passamos, fora os que estavam já dormindo nos albergues próximos dali. Notamos que não eram apenas típicos moradores de rua com roupas simples ou mal vestidas, mas haviam também pessoas bem vestidas e com bolsas novas. Eu notei um rapaz que estava usando um traje social como quem trabalha em um escritório. Enfim, suponho que deviam ser pessoas que trabalhavam em bons empregos, que provavelmente estavam começando a trabalhar. Mas ainda assim, como esse rapaz, estavam morando na rua e posteriormente iriam sair daquela situação, porque ficaram desempregados e(ou) foram despejados por não terem condições de manter o aluguel.
Eu e a irmã Valdiméa perguntamos para dois deles algumas informações sobre o horário em que eles param de circular. Nos responderam que seria por volta de 22:00hs e 22:30hs, e que se chovesse, eles se recolheriam mais cedo. Aproveitamos para pedir-lhes que divulgassem sobre o evento.
No fim da pesquisa, estimamos um número de cerca de 100 pessoas para serem alimentadas no sábado. E além do sopão, estaremos trazendo pão, água, biscoito e bala. Para realizarmos essa tarefa estaremos trabalhando com as doações dos integrantes que participaram da viagem missionária.
Adriano Santos