• Saturação Bolívia
  • Tríplice Fronteira Africana
  • Haiti para Cristo
  • Dalit Freedom Network
  • Itália para Cristo
  • Projeto Chorai
  • Fé para o Peru
  • Romênia para Cristo
  • Tríplice Fronteira
  • Agora é o Uruguai
  • Em Definição de Campo

Home » Viagem Missionária » Hernandárias (Paraguai) – Carnaval 2018 » A oficina de bonecas


A oficina de bonecas

Data: 13/02/2018
Autor: Lucimara do Prado Tanaka

Seu pouco é muito para muitos.

Quando surgiu em meu coração e em de meu esposo o desejo de fazer parte do trabalho em Hernandarias, começamos a pensar sobre o que estaríamos levando para abençoar as crianças. Queríamos levar o máximo possível de brinquedos, mas havia um limite de caixas para cada um de nós. Precisávamos de brinquedos pequenos mas legais, pois não queríamos levar qualquer coisa. Foi quando começamos a orar e surgiu a ideia “Projeto Boneca de Pano e Bola Dente de Leite”. As bonecas de pano são leves e dentro de uma caixa cabe grande quantidade se apertarmos, e as bolas dente de leite murchas cabem bastante também nas caixas, além do mais ambos os brinquedos são baratos e as crianças amam.

Pedi a Deus uma estratégia de uma boneca que fosse bacana, mas fácil e barata, pois nosso tempo era curto, faltava menos de um mês para a viagem. Foi quando surgiu a ideia do fantoche, uma boneca de meia. Modéstia a parte ficou linda porque a ideia veio do Espírito Santo.

Quando falei com o irmão Rogério, ele gostou da ideia e sugeriu que eu compartilhasse em nosso grupo da “Viagem Missionária” no WhatsApp. Foi então que fiz um vídeo no YouTube (também disponível na aba de vídeos ao lado) com o passo a passo da boneca paraguaia. Comecei a dividir a ideia, e algumas irmãs do grupo abraçaram e confeccionaram também. Espalhei para a família, para os irmãos e amigos através das redes sociais e muitos começaram a nos abençoar com os materiais, meias, retalhos, lã, e enchimentos, além de dinheiro para compra do material. Compartilhei com um casal de amigos que também iam para o Paraguai e o rapaz nos ajudou montando um folder para a divulgação.

Nos reunimos algumas tardes em minha casa com alguns voluntários e começamos a confeccionar as bonecas de pano. Começamos a receber doações de bolas murchas e com o dinheiro que recebemos, fomos em São Paulo e compramos centenas de bolas e mais alguns brinquedos. Deus nos surpreendeu, superabundou!

As bonecas ficaram lindas, levamos muitas prontas e levamos uma grande quantidade de material para montarmos uma oficina lá em Hernandarias com as mulheres paraguaias, assim sendo uma fonte de renda para elas com a venda das bonecas para as famílias carentes.

O dia da entrega dos brinquedos no assentamento foi muito emocionante, aquele monte de crianças correndo, pulando, dançando, sorrindo de alegria com as coisas que levamos, ver no final do trabalho as meninas brincando com as bonecas de pano, foi um momento lindo.

No dia seguinte, o trabalho com as crianças foi na igreja local e enquanto as crianças brincaram com a equipe da Menibrac, eu, a irmã Danielle e a irmã Maria subimos para o salão superior da igreja com as mulheres e tivemos um momento muito especial, cantamos louvor, oramos, e Danielle compartilhou o seu testemunho de vida. Quando começamos a oficina de bonecas, com algumas irmãs meio tímidas e outras mais ousadas, fizemos o passo a passo e foi muito bacana. Elas gostaram tanto que algumas pediram a sobra do material para confecção de bonecas, posteriormente com o objetivo de vender e levantar recursos financeiros para a família.

Que privilegio maravilhoso saber que nossas humildes bonecas viraram pão, leite, e alimentos para algumas famílias carentes de Hernandarias, as quais estarão confeccionando e vendendo para gerar uma renda familiar.

É inexplicável a alegria de saber que Deus pode nos usar com coisas tão simples. Que possamos nos dispor, pois o nosso pouco é muito para muitos. Deus abençoe a todos e que na próxima viagem nosso empenho possa ser maior para que os resultados sejam melhores ainda. Toda honra e glória ao Senhor, porque dEle, por Ele e para Ele são todas as coisas. A inspiração é dEle, os recursos vieram dEle, somos apenas instrumentos em suas mãos. Deus usa nossas próprias habilidades para glória dEle. Que cada um de nós possamos nos dispor!

Lucimara do Prado Tanaka
OBPC Itanhaém – Brasil