• Saturação Bolívia
  • Tríplice Fronteira Africana
  • Haiti para Cristo
  • Dalit Freedom Network
  • Itália para Cristo
  • Projeto Chorai
  • Fé para o Peru
  • Romênia para Cristo
  • Tríplice Fronteira
  • Agora é o Uruguai
  • Em Definição de Campo

Home » Chorai » Matérias do ano de 2016 » Sabáh: uma história de superação e fé em meio a perseguição


Sabáh: uma história de superação e fé em meio a perseguição

Data: 19/07/2016
Autor: Família Aziz

A igreja iraquiana tem muitas histórias de superação e fé em meio a toda a perseguição que sofreram do Estado Islâmico. Entretanto, acreditamos que a história de Sabáh e sua família seja uma das mais impactantes que já ouvimos até hoje. Esse senhor vivia em Mosul juntamente com todos os seus parentes. Certa manhã, os militantes do Estado Islâmico, um pouco antes da invasão no dia 10 de junho de 2014, começaram a atirar morteiros na parte da cidade onde eles moravam e a família ficou muito assustada. De repente, Sabáh recebeu uma chamada de sua irmã, que gritava ao telefone desesperada. Ele correu para a casa dela há poucos quarteirões e a encontrou em choque em frente ao jardim da casa. Um dos morteiros atingiu a frente da casa e a aquela mãe viu seus três filhos, juntamente com outra criança que estava brincando com eles, simplesmente explodirem em sua frente. Outro parente que também estava no local perdeu as pernas, mas sobreviveu ao atentado. Sabáh, desesperado, começou a reunir os restos das crianças e a colocou em cima de uma camiseta. Ele mostrou as fotos para nossa equipe de tudo o que aconteceu e a imagem, que nos chocou a todos, dificilmente sairá de nossas mentes. Sua irmã, que ficou seriamente traumatizada, foi levada para a França para um tratamento especializado e agora o resto da família está na Jordânia sendo atendida pelos nossos programas. A história dele não termina aqui e contamos com você para nos ajudar a seguir apoiando sua família.

Alguns dias depois de tudo isto acontecer, o Estado Islâmico invadiu Mosul e a família teve que fugir. No caminho, Sabáh viu um casal de idosos cristãos que também estava fugindo e disse para sua esposa seguir a viagem sozinha com a filha, pois ele ficaria para acompanhar o casal. A esposa disse: “Sabáh, você vai nos abandonar? Somos sua família.”. Ele respondeu: “Vocês podem andar e correr, mas esse casal de idosos não! Eles também são nossa família”. Após levar o casal para um lugar seguro, Sabáh se reuniu novamente com sua esposa e filho. Que história incrível, mesmo após tanto sofrimento!

Como o período de ramadã já terminou, reiniciamos também nossas visitas com refugiados sírios. Como recebemos voluntários da África do Sul e do Brasil nos últimos dias, eles têm nos apoiado no atendimento as centenas de novas famílias que registramos nos eventos que realizamos recentemente. Deus tem aberto muitas portas e corações. Ore para que o testemunho de amor e serviço alcance esses refugiados sírios.

Em todas as casas trazemos uma breve palavra de encorajamento e, sempre que podemos, oramos para que Deus abençoe as famílias, cure os enfermos e toque os corações dos perdidos. Cremos que a presença de Deus vai em frente, portanto, ore conosco para que o Espírito Santo siga realizando a obra que começou nestas vidas!

A voluntária Tamires, do Rio de Janeiro, nos abençoou muito com seus atendimentos na clínica odontológica e, no momento, temos uma enfermeira conosco nos apoiando também, a Ida, do sul do Brasil, que está servindo com nosso médico e participando de visitas com Laura, Ana e Camila, voluntárias que também vieram para nos apoiar por algumas semanas. Ore por elas e para que muito mais voluntários se despertem e venham participar conosco do que Deus está fazendo por aqui! Interceda por isto, por favor!

Como no ano passado, para aproveitar o período especial com os voluntários de tantos lugares, fizemos uma noite das meninas e noite dos meninos. Nós acreditamos que Deus têm nos chamado também a discipular, através da caminhada de serviço, os voluntários que Deus tem trazido até nós. Certamente essa noite foi muito marcante e vai ficar na memória. Deus é bom!

Com o retorno da nossa professora de inglês, a Chrystal, agora oficialmente como missionária enviada por uma igreja dos EUA, reabrimos as inscrições para o curso de inglês, fizemos as provas de avaliação de nível e já fechamos as datas. Logo, as aulas de inglês de nossa mini-escola para refugiados recomeçarão e teremos uma turma somente para mulheres muçulmanas sírias, além da turma de iraquianos cristãos. Deus seja louvado! Ore por isto!

Nossa expectativa é de terminar o ano com mais de 100 refugiados formados no curso básico de inglês. Isto dá a chance para eles de se adaptarem com mais facilidade nos países que estão imigrando. Um iraquiano que foi para a Austrália nos enviou mensagem: “Vocês devem sentir orgulho do que fazem, pois hoje consigo me comunicar aqui por causa de vocês!”.

Caso queira se tornar um mantenedor mensal, entre em contato com a Missão Desafio – Escritório Regional da Baixada Santista para informar seu compromisso! Seu apoio será fundamental para nosso ministério.

contato@missaodesafio-erbs.com.br

Família Aziz

Motivos de oração

  1. Peça a Deus que conduza a Família Aziz em tudo que faz para servir a igreja sofredora no Oriente Médio.
  2. Peça para Deus cuidar dos familiares que ficam com a saudade e coração apertado por estarem longe.
  3. Peça a Deus que todas as necessidades da Família Aziz sejam supridas.
  4. Ore por renovo físico, emocional e espiritual. Interceda pela saúde de cada um da família: Homero, Débora e Athos.
  5. Ore pela fidelidade dos mantenedores mensais. Peça que Deus os abençoe e os prospere para que possam seguir com seus compromissos.
  6. Ore por proteção, por paz, para que Deus abençoe os governantes de nosso país, para que o Senhor ajude as forças armadas e a polícia a seguirem impedindo atentados e incidentes na Jordânia!
  7. Ore pelo aprendizado de árabe da família e também pelo inglês da Débora, que está estudando dobrado!
Sabáh e famíliaVisitas aos refugiados síriosVisitas aos refugiados síriosVisitas aos refugiados síriosVisitas aos refugiados sírios (momento de oração)Atendimentos na clínica odontológicaAtendimentos na clínica odontológicaMomento especial com os voluntários (noite das meninas)Momento especial com os voluntários (noite dos meninos)Retorno de Chrystal, a nossa professora de inglêsProvas de avaliação de nível para o curso de inglês