• Saturação Bolívia
  • Tríplice Fronteira Africana
  • Haiti para Cristo
  • Dalit Freedom Network
  • Itália para Cristo
  • Projeto Chorai
  • Fé para o Peru
  • Romênia para Cristo
  • Tríplice Fronteira
  • Agora é o Uruguai
  • Em Definição de Campo

Home » Tríplice Fronteira Africana » Matérias do ano de 2016 » Alguém aí se importa?


Alguém aí se importa?

Data: 18/05/2016
Autor: Pr. Josinaldo Cavalcante

Alguém aí se importa? Ou vamos usar as palavras de Caim: “Sou eu responsável pelo meu irmão?”? Sim, somos responsáveis e precisamos nos importar!

Olá queridos irmãos e amigos! A paz do Senhor Jesus!

Compartilho com os amados uma experiência que tivemos nesse mês março, mês este em que recebemos a caravana em Burkina Faso. Fomos em todos os vilarejos para visitar e apresentar os trabalhos aos irmãos que estavam presentes na caravana, e chegando em um novo vilarejo que fazem apenas 5 meses que estamos realizando os trabalhos com o obreiro Jonas e sua família, este vilarejo está ao leste de Burkina Faso. Quando chegamos ali com a caravana que veio do Brasil, logo o povo se aproximou para nos receber, a alegria era imensa e irradiante nos olhares das pessoas, pois o vilarejo sofria muito por falta de água potável e nesses 5 meses de trabalho ali, eles já foram presenteados com um poço artesiano doado pela igreja brasileira... agora o povo não precisa fazer uma longa caminhada para encontrar a tão desejada água, pois eles foram abençoados com o poço.

Ao dar a palavra para o chefe do vilarejo, para que ele pudesse se expressar para os irmãos que ali estavam, logo ele começou com os bem-vindos, e continuou falando, e realmente foi muito impactante o que ele nos falou naquele dia o qual muito nos emocionou. Ele falou que o vilarejo de Bina era como uma jovem solteira que há muitos anos aguardava ansiosa pela chagada de seu noivo, pois todos os vilarejos vizinhos já tinham sido agraciados por um noivo... esses vilarejos tinham a presença do noivo, tinham o amor do noivo, tinham a atenção do noivo, mas Bina não... o vilarejo de Bina era desprezado pelos jovens, ninguém queria se noivar com Bina, esse vilarejo tão sozinho... o vilarejo de Bina olhava seus vizinhos e todos riam dele, e assim foi por muitos longos anos... Bina não tinha um noivo, mas agora o vilarejo de Bina estava muito feliz, pois o noivo tinha se apresentado para ela e tinha pedido a permissão para ficar ali, trabalhar ali e cuidar dela e de sua família... o noivo veio e perguntou para seus parentes se ele poderia abençoar eles com presentes, e o vilarejo de Bina respondeu com um sim, claro que sim! Logo o noivo partiu e enviou um presente inesperado para ela, o presente que Bina mais sonhava de ter um dia, um poço artesiano para saciar a sede de todos os seus parentes, foi um presente que aumentou o amor da noiva de Bina pelo noivo, que agora de retorno, não partiria mais... agora ele ficaria ali em uma aliança para o casamento... ali foi feito nesse lindo dia, o casamento do village de Bina com a igreja brasileira.

Então como eles fazem na cultura em um casamento, o chefe do vilarejo de Bina trouxe uma ovelha para presentear o noivo. Os pastores e irmãos que ali estavam presentes ficaram impactados de ouvir um senhor de idade se expressando dentro de um provérbio africano, e conseguiu tirar lágrimas de muitos olhos naquele dia. Ele referiu a Bina como vila solitária, que sempre via os vilarejos sendo beneficiados, sendo visitados, sendo presenteados, e sendo cuidados... e que eles há muitos anos esperavam pela vez deles, mas não vinha. Pois a vila não chamava a atenção de nenhum moço, mas que agora o noivo tinha chegado e não a deixaria mais. Foi realmente lindo amados, hoje já enviamos um obreiro com a sua família para estarem vivendo no meio deles... já começamos a construção da igreja no meio deles, e cada dia é uma festa, pois os cultos tem sido visitado pelo poder do nosso Senhor Jesus. O vilarejo agora está sendo cuidado pelo noivo, a igreja de Cristo... onde não havia alegria, não havia esperança, não havia fé, eram prisioneiros pelas mentiras das práticas de feitiçarias... agora eles conheceram a verdade, e a verdade está os libertando... eles agora estão se sentindo leves, livres, amados, cuidados, valorizados, e abençoados por Deus.

O obreiro Daniel e sua família tem realizado um lindo trabalho neste vilarejo. E agora eles, nesses 5 meses de casamento, já receberam o poço artesiano, a igreja que está sendo construída, e o clube das crianças – onde há atividades com as crianças, como dinâmicas, esportes, brincadeiras, e a explanação na palavra de Deus na linguagem da criança... e depois elas recebem um pãozinho com uma canequinha de suco.

Aos domingos, as pessoas vem com sede e fome de ouvir a palavra, esta nova igreja já conta com aproximadamente 150 novos convertidos. Graças a Deus, o obreiro Jonas foi abençoado com uma moto para estar indo e voltando para a vila em caso de emergência com a família (saúde, alimentos), pois no vilarejo não se encontra nada.

Amados, sabemos que há ainda muitos vilarejos que se sentem da mesma forma que este vilarejo de Bina sentiu, sabemos que tem muito trabalho pela frente em Burkina e no Togo... e o maravilhoso de tudo isso, é que a igreja de Cristo está comprometida ao nosso lado orando e contribuindo. Precisamos nos importar! Orem pelo obreiro Daniel e sua amada família.

Pr. Josinaldo, família e toda a equipe de Burkina e Togo

Obreiro Jonas e família rumo ao vilarejo de BinaObreiro Jonas e família rumo ao vilarejo de BinaObreiro Jonas e família rumo ao vilarejo de BinaObreiro Jonas e família rumo ao vilarejo de BinaObreiro Jonas e família rumo ao vilarejo de Bina