Data: 28/02/2016
Autor: Pr. Josinaldo Cavalcante
“Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia: fomos reputados como ovelhas para o matadouro. Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.” (Rm 8:35-37)
Burkina Faso e Togo – Oeste da África
A paz do Senhor Jesus amada igreja. Venho através desta para compartilhar com os amados os feitos do nosso Deus, tanto em Burkina Faso, quanto aqui no Togo... países esses que o Senhor tem colocado em nossos corações para estarmos levando as boas novas de salvação, libertando os cativos pelo poder da poderosa palavra do Senhor Jesus, juntos com a igreja brasileira, obreiros nacionais de Burkina Faso, e missionários Albert e Renata.
Assim, venho através desta para encorajar os amados ao lerem o que o Senhor tem feito e está fazendo através de cada um de nós, pois na verdade assim como eu e minha família, missionários Albert e Renata, e a amada igreja do Brasil, somos todos privilegiados de sermos participantes desta maravilhosa obra da reconciliação do homem caído com Deus, e assim temos esta certeza de que nada pode nos separar deste amor. Ao lermos esta maravilhosa palavra, na verdade sabemos o que nos aguarda, mas ainda assim, nada poderá nos separar do amor de Cristo. Queridos irmãos, as angustias não podem te parar, as tribulações não podem te parar, as perseguições não podem te parar, nem a nudez e nem a espada podem te parar, a cada dia é um novo dia que o Senhor te tem dado e assim temos que aproveitar o máximo que podemos, para que assim o nome do Senhor Jesus seja glorificado em nós e através de nós sobre a terra.
Querida igreja, eu e minha família estivemos em Burkina Faso na semana passada e confesso aos amados que foi muito, mas muito bom e lindo, pois eles ficaram muito felizes de poder ver minha esposa saudável e os meninos fortes. Fizemos uma viagem do Togo para Burkina em 18 horas de estrada, atravessamos todo o país – desertos e perigos da estrada, pois a África está sendo invadida pelos grupos islâmicos extremistas. Eles estão em todas as partes do oeste da África assaltando, matando, e levando cativo os estrangeiros, mas uma coisa é certa quando lemos estes versículos... não é uma historinha em quadrinhos, e nem uma utopia, é uma realidade que está acontecendo com a igreja de Cristo em todos os cantos da terra, mas a nossa garantia é que nada poderá nos separar deste amor... nada e ninguém.
Quando chegamos no leste de Burkina, vila de Gayeri, todos os obreiros estavam reunidos nos aguardando... foi uma grande festa a qual muito nos impactou, pois já fazia um bom tempo que eles não viam a minha esposa Danielle e meus dois filhos Felipe e Guilherme, pois somente eu estava indo no norte e no leste por causa da saúde da minha esposa e da escola dos meus filhos. Mas desta vez, toda a minha família estava presente, e isso foi muito forte para eles e também para nós. Eu abri o encontro com uma palavra da parte de Deus, e logo a minha esposa continuou com uma palestra, foi muito bom. Mas amados, quando abrimos a oportunidade para que eles assim pudessem também expressar a alegria compartilhando algo da parte de Deus, então fomos impactados pelo o que ouvimos da boca das esposas dos obreiros.
Primeiro foi a esposa do pastor Emmanuel, a Luise. Para os amados que se lembram, ela estava quase paralítica com uma inflamação no nervo ciático e tinha chegado a um ponto de estar tomando várias injeções por dia, e passava o dia deitada. Assim, ela nos tinha falado que não queria viver assim, então foi quando levamos ela no médico na capital, e os médicos disseram que ela teria que passar por uma cirurgia o mais rápido possível. Mas o problema, é que esta cirurgia estava em um valor de quase 5 mil reais e ainda assim corria o risco de ela ficar paralitica. Mas graças a Deus, o valor nos foi concedido pelas igrejas do Brasil, e a cirurgia foi realizada com sucesso. Então ela compartilhou com lágrimas de alegria que chegou até mesmo a desistir de viver e pensou que o fim dela seria viver paralítica em uma cama, mas ela falou com uma alegria muito grande que Deus usou a igreja do Brasil para ressuscitar ela novamente à vida, e isso amados, nos alegra muito, pois realmente os amados tem nos depositado confiança para estarmos abençoando a nação de Burkina Faso através de tudo o que os amados nos tem abençoado. Hoje, Luise esta andando e glorificando ao Senhor Jesus.
Logo, amados, a esposa do Pastor Naaba, a Odete, que trabalha ao norte começou a expressar também a sua gratidão para com a igreja brasileira, dizendo que Deus restaurou as vistas dela e hoje ela vê como se tivesse ganhado dois olhos novos. Odete estava com catarata nos dois olhos, e não estava mais enxergando quase nada. Assim, o pastor levou ela em um hospital e os doutores realizaram a cirurgia de um olho e nesse mês eles restauraram o outro olho dela. Eu fui no hospital para visitá-la, e foi muito lindo poder ver a Odete, esposa do nosso querido pastor Naaba, voltando a ver novamente. Ela disse no encontro que realmente Deus tem usado a igreja brasileira através de nossas vidas em Burkina Faso, para trazer à vida aqueles que um dia se encontravam mortos e cativos.
E assim ouvimos cada um deles. Foi muito impactante ouvir o que Deus tem realizado na vida dos obreiros, pastores, e suas esposas e filhos, através da igreja brasileira com suas contribuições, orações, e investimentos que não tem sido em vão... tem trazido vida e transformação em todas as tribos que estamos presentes com as igrejas e projetos sendo desenvolvidos.
Não vou falar de tudo o que ouvimos da boca de cada um deles pois eu precisaria de muitas páginas para vos escrever, mas aqui deixo esses dois testemunhos aos amados, para que sejam renovados e encorajados, se alegrem e se regozijem junto conosco, pois vale a pena amados, saber que apesar de sermos limitados e pecadores, mesmo assim, Deus tem usado cada um de nós para o louvor de sua glória, pois em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por Aquele que nos amou.
Queridos, ali no leste estávamos todos reunidos e a presença de Deus se fez muito notório em nosso meio, pois todos sentimos uma nuvem de glória sendo derramada em nosso meio e assim estou agora escrevendo aos amados com o meu coração cheio de alegria e com lágrimas em meus olhos.
Estamos terminando mais uma sala de aula para o village de Douola, village este onde construímos a escola, se lembram? Agora, como o número de crianças aumentou, o diretor nos pediu que construíssemos mais uma sala de aula... terminamos esta semana a construção e aqui segue algumas fotos para os amados. Também estamos construindo a casa pastoral do pastor Emanuel e sua família. Também estamos fazendo a base da construção do seminário. Tudo isso ao leste, no novo terreno que nos foi doado pelo prefeito da vila de Gayeri.
Peço aos amados que nos ajudem em oração, pois no mês de março estaremos recebendo irmãos de várias denominações em Burkina, em uma caravana dirigida pelo Ev. Edson Teixeira. Serão 30 irmãos, entre eles pastores, missionários, irmãos e irmãs, e líderes de missões. Eles ficarão em Burkina 10 dias visitando o norte e o leste. Teremos um batismo... serão mais de 30 candidatos, estaremos inaugurando a nova sala de aula e outros trabalhos.
País do Togo: Eu e minha família estamos muito felizes de poder estar conhecendo mais um povo maravilhoso, desse país do Togo. Temos conhecido o povo, sua cultura, seu jeito, seu comportamento, e assim Deus está nos fazendo cair na graça desse povo de uma forma muito linda e portas estão sendo abertas para que possamos estar compartilhando o amor de Jesus com eles. Visitei uma tribo a 120 km da capital e foi muito maravilhoso, pois esta tribo apesar de não ter nada, apesar das crianças não terem uma escola digna, eles estavam muito felizes e assim amados, estou enviando uma foto da escola dessas crianças para os amados estarem orando para que Deus use sua igreja para poder presentear estas lindas crianças com 3 salas de aulas e um banheiro. Estamos conhecendo as tribos desta nação para que assim possamos começar um trabalho... aqui já vimos que muitas tribos praticam o vodu e que a feitiçaria é realizada pra tudo. Assim amados, ficamos sabendo que muitos brasileiros vem todo ano para as práticas do vodu. Um pastor aqui disse que, em uma visão que ele teve de Deus, ele via um avião passando por cima dessas tribos e um fogo caia queimando os altares e ele via as tribos com luzes e disse que o Brasil estava vindo aqui para trazer morte e levar morte, isso foi há 3 anos atrás amados, e ele disse que Deus enviaria brasileiros aqui não para trazer morte e levar morte, mas para trazer vida e levar vida. E hoje, depois de 3 anos, ele está vendo missionários chegando aqui trazendo vida e ficamos muito felizes por saber que Deus fará grandes coisas aqui nessa maravilhosa nação do Togo. Assim como Ele está fazendo em Burkina, não será diferente nesse lugar... sabemos que as trevas não descansará, mas as portas do inferno não prevalecem contra a igreja de Cristo! Pois operando Deus, quem é que poderá impedir?
Amados irmãos, Jesus está voltando e não temos muito tempo. O tempo que ainda nos resta tem que ser muito bem aproveitado: abençoando, amando, ajudando, chorando com os que choram, levantando os caídos, amando mais, e etc.!!!
Oração: Queridos irmãos, peço que os amados continuem orando não somente por nós, mas por todos os missionários que estão nos lugares de risco, pois realmente os muçulmanos radicais estão atacando todos países, e agora Burkina, Togo, Benin, Costa do Marfim, Gana, Níger, Senegal, e Mali estão nesses dias em ameaças. Como os amados viram em Burkina Faso, três terroristas explodiram um hotel e um restaurante, atiraram em um grande número de pessoas nacionais e estrangeiras, foram mais de 30 mortos de 18 nacionalidades diferentes, e logo se mataram... queimaram carros, e hoje o país está em alerta em todos os lugares, a fronteira está em alta segurança. E assim, aqui no Togo, já saiu no jornal que a qualquer momento pode chegar aqui também por causa das ameaças dos jihadistas. Orem por nós e por todos os missionários que estão em todos os lugares levando a preciosa semente!
“E eu faço isso por causa do evangelho, para ser também participante dele.” (1 Co 9:23)
“Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus.” (At 20:24)
“Porque a vós vos foi concedido, em relação a Cristo, não somente crer nele, como também padecer por ele,...” (Fp 1:29)
Miss. Josinaldo e família