Data: 11/02/2016
Autor: Família Aziz
“O Estado Islâmico permanecerá” é a frase pichada pelos militantes na casa de um membro de nossa comunidade de refugiados iraquianos. Homero bateu a foto em Telskuf ao passar em frente ao imóvel em sua visita ao fronte de batalha no ano passado. Ore e ore!
Há algumas semanas atrás, Homero foi ao Líbano para visitar nossos parceiros sírios curdos e “contrabandear” 20 quilos de bíblias infantis para eles. Eles estão agora trabalhando nos projetos da Missão Nexus nos campos de refugiados próximos a fronteira com a Síria. Estamos muito felizes com tudo o que Deus está fazendo através desses preciosos irmãos. Ore pelo Pr. Nihad e pela Silva para que Deus continue a usá-los para o avanço do reino!
Uma das coisas mais difíceis em nosso ministério é dizer “adeus”. Durante um ano e meio tivemos o privilégio de acompanhar, discipular e batizar um convertido iraquiano, que chamamos de Yazad (veja sua história abaixo). Seu processo de imigração foi finalmente aprovado e há alguns dias ele partiu para os EUA. Vimos ele crescer, choramos juntos nos momentos de dificuldade e perseguição, nos alegramos ao redor da mesa muitas vezes! Agora é um tempo novo para este discípulo. Ore por ele, que já chegou a Califórnia e foi recebido por uma nova igreja local. Ore por sua família, que ainda permanece no Iraque e sem querer abrir o coração para Jesus.
As atividades do Centro Comunitário seguem a todo vapor! Deus é maravilhoso e recebemos uma voluntária americana que permanecerá dois anos conosco atuando como professora de inglês! As aulas já começaram e temos 40 alunos (refugiados iraquianos e sírios) inscritos em quatro turmas diferentes! Deus é bom! Teremos módulos de três meses e ainda temos muitas necessidades de materiais e itens para tornar as aulas e o curso mais adequados. Ore para que Deus continue levantando mantenedores para nossa família seguir desenvolvendo os projetos que Ele tem nos confiado.
No dia 8 de fevereiro, as aulas do jardim de infância tiveram início. Nós não conseguimos conter nossa alegria! Temos 20 crianças inscritas para o programa que visa dar uma oportunidade de crescimento para elas, que como refugiadas jamais terão. Além disto, o programa visa apresentar Jesus a elas também. No começo e no final, elas fazem uma oração, e durante as atividades existem músicas, brincadeiras e narração de histórias cristãs. Ore para que Deus use essa oportunidade única para alcançar os corações das crianças e familiares refugiados sírios e iraquianos que atendemos.
As mulheres que estão participando do nosso projeto de geração de renda já estão trabalhando a todo o vapor. Logo teremos um catálogo completo para divulgar os produtos que estarão a venda e à disposição para igrejas e organizações encomendarem no Brasil e outros lugares do mundo!
Caso queira se tornar um mantenedor mensal, entre em contato com a Missão Desafio – Escritório Regional da Baixada Santista para informar seu compromisso! Seu apoio será fundamental para nosso ministério.
contato@missaodesafio-erbs.com.br
Família Aziz
Testemunho de Yazad*
Deus deu o privilégio para o Homero conhecer diversos convertidos em sua viagem recente ao Oriente Médio. Muito deles são ovelhas de nossa igreja no campo. Um deles é o Yazad, um jovem iraquiano de 23 anos, que aparenta ter quase 40 anos devido a dura realidade de vida e perseguição que tem enfrentado.
Há pouco menos de três anos, Yazad começou a se questionar porque o deus que cria era tão “mau” por permitir tanto sofrimento entre seu povo. Ele era motorista de caminhão do exército e tinha visto muita morte e destruição em sua curta vida. Aí ele conheceu um soldado católico norte-americano que tinha uma cruz e lhe perguntou porque tinham matado aquele homem. Ele lhe apresentou Jesus e o presenteou com aquela cruz. Os questionamentos em seu coração aumentaram.
Na mesma semana, ele sofreu um atentado a bomba enquanto dirigia o caminhão. A bomba explodiu na roda do lado da direção e por um milagre Yazad não morreu. O ferimento na sua perna era muito grave e ele pensava que não ia aguentar ou que teria sua perna amputada. Yazad orou a Deus com sinceridade dizendo que se ele o salvasse e o fizesse andar novamente iria segui-lo. Os médicos decidiram não amputar sua perna e, por um milagre, o governo americano pagou os 30 mil dólares das cirurgias que ele precisou fazer. Três meses depois Yazad começou a andar novamente, apesar disto parecer impossível.
Assim que saiu do hospital, Yazad foi para casa e disse para seu pai que agora seguiria a Jesus e que tinha se tornado cristão. Imediatamente levou uma surra e foi expulso de casa. Dias depois, começou a ser seguido, pois seu pai o denunciou na mesquita, e quando menos esperava, quase foi assassinado em uma emboscada. Yazad conseguiu fugir para o interior do Iraque e ficou escondido durante um ano sem que ninguém soubesse de sua conversão. Finalmente descobriram onde estava e tentaram matá-lo de novo.
Deus operou outro milagre e Yazad conseguiu fugir para nosso país, onde nossa igreja o recebeu e escondeu. Homero esteve com ele para ouvir sua história, chorar ao seu lado e sentir sua dor. Yazad pediu para que orássemos por sua família e para que o ajudasse a suportar a saudade da mãe e de seus dois irmãos menores. Ele ainda sente muitas dores na perna, pois apesar da cirurgia ter sido um sucesso, a placa de titânio faz com que sinta dores excruciantes durante o frio ou por causa da movimentação.
Yazad foi acompanhado e discipulado pela Família Aziz.
Você pode tomar alguns minutos e orar pelo Yazad e sua família? Contamos com sua oração.
*Nome alterado por motivos de segurança.
Motivos permanentes de oração pela família Aziz
- Peça a Deus que conduza a família Aziz em tudo que faz para servir a igreja sofredora no Oriente Médio.
- Peça para Deus cuidar dos familiares que ficam com a saudade e coração apertado por estarem longe.
- Peça a Deus que todas as necessidades da família Aziz sejam supridas. Ore para que Deus siga provendo dia a dia tudo que precisam tanto a nível familiar quanto em relação aos projetos.
- Ore pela compra de um carro novo que possa ser usado para o ministério em todos os países da região.
- Ore por renovo físico, emocional e espiritual. Interceda pela saúde de cada um da família: Homero, Débora e Athos. Ore por boas noites de renovo e descanso para a família.
- Ore pela fidelidade dos mantenedores mensais. Peça que Deus os abençoe e os prospere para que possam seguir com seus compromissos.
- Com o aumento do dólar no Brasil (em média 4 reais com as taxas) e com a crescente instabilidade econômica em nossa região, a moeda de nosso país tem subido dia a dia. Quando montamos nosso projeto, 1 dinar equivalia a 3,26 reais, o que já era muito, hoje vale quase 6 reais. Isso significa que a cada dia nosso orçamento fica mais apertado. Interceda!
- Ore por proteção, por paz, para que Deus abençoe os governantes de nosso país, para que o Senhor ajude as forças armadas e a polícia a seguirem impedindo atentados e incidentes na Jordânia.
- Ore pelo aprendizado de árabe da família e também pelo inglês da Débora, que está estudando dobrado. Precisamos nos desenvolver no idioma e precisamos de sua oração por isto!