Data: 22/01/2015
Autor: Pr. Josinaldo Cavalcante
“E os seus mais ilustres mandam os seus pequenos buscar água; vêm às cavas e não acham água; voltam com os seus cântaros vazios, e envergonham-se, e confundem-se, e cobrem a cabeça.” (Jr 14:3)
Burkina Faso – Oeste da África – Sahel africano
Este é o dia que o Senhor preparou para nós, e é por isso que todos estamos muito alegres.
A paz do Senhor Jesus, meus queridos irmãos... venho por meio desta para compartilhar os feitos do nosso Senhor Deus aqui em Burkina Faso.
Na semana passada, o pastor Emmanuel juntamente com toda a nossa equipe, passou um filme no village de Kotougou e 20 pessoas se renderam aos pés de Jesus. Nesse village estamos tendo uma maravilhosa colheita de almas, é nesse village onde está a igreja plantada, e até mesmo o chefe do village vem aos domingos participar dos cultos.
O obreiro Yetema, juntamente com a sua esposa e filhos, tem realizado um maravilhoso trabalho neste vilarejo ao leste. Queridos, nesse mesmo village estávamos realizando a perfuração de um poço artesiano e já tínhamos tentado uma perfuração no mês de novembro, mas não encontramos água. Mas graças ao nosso bondoso e misericordioso Deus, a equipe de indianos de uma empresa daqui de Burkina retornou ao village nesta segunda-feira... e dessa vez Deus deu ordem para a terra liberar a tão esperada água. Em volta dos trabalhadores estavam quase 100 pessoas, esperando ver a água, e dessa vez o povo desse village ganhou este presente do céu.
Queridos irmãos, quantas idas e voltas a procura de água e às vezes não encontrada... quantas mulheres e crianças que saem todos os dias a um lugar dentro do deserto a procura de poços ou rios e voltam com seus baldes ou bacias vazias, pois não encontraram a tão preciosa água... mas sabemos que se orarmos ao nosso Deus, Ele ouvirá sempre o clamor do seu povo e nos favorecerá em nosso pedido. Ao ver o povo do village passar a tarde e esperar até ao anoitecer, esperando somente ouvir o barulho da água subir do fundo da terra... mas depois que a máquina perfurou 30 metros de rochas, já era noite e todos retornaram com seus baldes mais uma vez vazios. Mas a palavra do Senhor nos diz que “o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã” (Sl 30:5c). Assim os homens, pela manhã, deram continuidade na perfuração do solo e ao atingirem uma profundidade de 91 metros, a tão esperada água surgiu trazendo muita alegria a todo povo não somente de um village, mas também de vários outros villages. Queridos, agora esse versículo não é mais a realidade desse povo, não estão mais confusos e envergonhados, mas eles estão indo na fonte e voltam cantando e sorrindo de alegria. Amados, agora sim esse versículo do salmista Davi se cumpriu na vida desse povo, pois realmente a alegria veio pela manhã. Temos vivenciado os milagres de Deus aqui de perto, ao ver mulheres, homens, jovens, adolescentes e crianças serem alcançados pelo poder da palavra e pela demonstração de amor em ações. Assim queridos, seja a alegria desse maravilhoso povo, a nossa alegria, e a vossa também.
Como já é de vosso conhecimento, aqui não tem muitos poços artesianos. Pois, para fazer um poço artesiano fica muito caro... hoje está em um valor de R$ 20.000,00 (vinte mil reais) à R$ 22.000,00 (vinte e dois mil reais)... assim o povo dos villages buscam água nos pequenos rios e nos poços que são cavados para captação da água que vem na época de chuvas aqui em Burkina. Mas o maior problema é que essas águas vem do deserto trazendo todo tipo de sujeira... fezes de animais e até mesmo de pessoas... pois aqui não existe saneamento básico, somente fossas nos quintais. Com toda essa dificuldade, as pessoas, na verdade, não tem opção e escolhas, a única água encontrada serve para todos de uma casa e do village beber, se lavar e lavar os pratos e roupas... trazendo muitas doenças, bactérias, e até mesmo levando muitos a óbito. Querida igreja de Cristo, louvamos a Deus por vossas vidas e desejamos aqui alcançar os vossos corações para que haja uma sensibilização quanto a essa tão grande necessidade, pois um poço artesiano não sustenta somente uma família, mas milhares de pessoas de um village inteiro e de outros villages que vem para buscar água potável. Hoje, juntamente com o povo de Deus, já construímos um poço nos villages de Kurfayel, Yadogo, e agora mais este no village de Kotougou. Oremos a Deus para que possamos construir mais desses poços artesianos nos villages que ainda não possuem água potável, pois é o direito de todo ser humano ter água potável.
Queridos, aqui em Burkina, graças a Deus, os trabalhos estão crescendo e muitas pessoas tem vindo aos pés de Jesus. Teremos um novo batismo no mês de março desse ano. Estamos formando novos obreiros no seminário que construímos aqui, e os alunos estão super animados com as aulas.
O missionário Ricardo e sua esposa Erica, o missionário Albert e sua esposa Renata, e a missionária Simone estão dando aulas teológicas para os seminaristas do seminário que abrimos no ano passado. Eles tem se saído muito bem nesse novo desafio de já estarem ensinado em francês. Estamos preparando esses novos obreiros para 2016, a fim de enviar eles para as novas tribos onde ainda não há presença de cristãos no meio deles. São 15 (quinze) no total.
Agradecemos a cada um dos amados que tem segurado na ponta da corda, para que possamos descer cada vez mais fundo nesse ministério que o Senhor nos tem confiado aqui em Burkina Faso, e que o Deus de paz continue vos abençoando no percorrer desse lindo ano de 2015 em todas as áreas de vossas vidas. Os amados fazem parte de tudo, e sabemos que a recompensa vem do nosso Deus, pois tudo é dEle e para Ele são todas as coisas, somos somente participantes desse maravilhoso privilégio.
Miss. Josinaldo, Danielle, Felipe, Guilherme, Salou e toda equipe de Burkina Faso