Data: 16/02/2015
Autor: Reginalva Rodrigues S. Gabriel
Kiriri... Kiriri... Esta frase também ficou marcada em minha memória! As crianças conversando em guarani, representando muita emoção pela nossa chegada! Afinal elas sabiam que com a chegada de um grupo de brasileiros, e também com a chegada das missionárias que as acompanham, realizando ali um trabalho social e evangelístico todo sábado naquele local (assentamento dos campesinos) era preciso ouvir “kiriri” (quietas) para entender o que Deus iria realizar na vida de cada um de nós (crianças, adolescentes e adultos) e... particularmente o que Ele iria me ensinar em mais um parágrafo de minha história! Meus questionamentos interiores são respondidos com o seguinte versículo, que se encontra em Rm 8:28a “...todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus,...”. A minha ida ao Paraguai, pela Viagem Missionária 2015, contribuiu para o meu bem, pois tudo o que vi e vivi ali somaram para o meu aperfeiçoamento como pessoa, como liderança e principalmente, como serva.
Desde que entrei naquele ônibus rumo ao Paraguai, percebi que eu deveria confiar totalmente nos planos de Deus para mim! Sei que sou um pouco exigente em tudo o que faço e procuro me envolver para “acertar o alvo”! Não consegui (pelos meus olhos físicos) atingir aquilo que tentei planejar como uma evangelista de crianças! Confesso que fiquei um tanto frustrada pelo fato de não sentar com a equipe e ter uma noção de como deveríamos conduzir o trabalho relacionado às crianças ali no assentamento. Mas isso também contribuiu para o meu bem!!! Sei que Deus não perde o controle. Com certeza Ele realizou Sua vontade com o “pouquinho” do que pude oferecer ali no Paraguai. Louvo a Deus pela vida dos missionários que fazem o trabalho evangelístico com as crianças e adolescentes naquela comunidade. Sei que não foi fácil deixar família, amigos, e a cultura... para atender e obedecer ao Senhor da seara! Glória a Deus!!! Que vocês e seus familiares sejam abençoados a cada dia mais!
Ah... voltando a falar daqueles momentos no assentamento... nunca vi se agrupar tanta criança em apenas alguns segundos! Foi impressionante! Emocionante! Algo singular! Como foi marcante vê-las reunidas naquele local simples, sem infraestrutura, sem ar condicionado, sem bancos de madeira maciça, cadeiras estofadas ou qualquer outro recurso que, na minha opinião, também são bem vindos, mas sei que tudo isso não é o mais importante! Senti-me desconfortável por não saber falar espanhol... mas ao mesmo tempo muito feliz por estar ali com aquelas crianças! Que crianças lindas!!!
Após uma breve introdução sobre a Bíblia, a missionária Ana Cleide literalmente vestiu a Palavra e como foi bom ouvir as crianças cantando com a ajuda das tradutoras de plantão... rsrs... Anarias e Thaís... a canção sobre a Bíblia!... “a Bíblia é a Palavra de Deus!... sim, a Bíblia é a Palavra de Deus”. A missionária Janimeire ficou na intercessão. Após cantarmos, pedi para que prestassem atenção, pois ouviríamos algo muito especial que se encontra escrito na Bíblia... foi ministrado o plano da salvação pela pastora Magda, que usou um material (recortes de E.V.A. com figuras que representavam desde o momento da desobediência de Eva e Adão, no Jardim do Éden) a fim de ilustrar o plano de Deus para resgatar o homem do pecado. Ao término da mensagem, foi feito o apelo e crianças receberam Jesus em seus corações. Houve oração, mas não chegamos a anotar os nomes das crianças.
Em seguida, a missionária Thaís usou “as mãos gigantes”, que faziam parte dos materiais que levei para recapitular o versículo que se encontra em Jo 3:16. As crianças acompanhavam, com gestos, o que falávamos sobre o grande amor de Deus, assim: “O amor de Deus é tão grande!!!... Ele nos cerca pela direita, pela esquerda...” (vide Mariazinha explicando... rsrs... ela estava ao meu lado). As crianças puderam assimilar o versículo com essa ilustração das mãos gigantes. Depois cantamos novamente, em espanhol, a canção sobre a Bíblia. Encerrei a minha parte na fala. Depois tive a oportunidade de cantar e fazer a coreografia das músicas que as missionárias Anarias e Thaís estão acostumadas a cantar com as crianças.
Foi especial o momento da reciclagem e separação dos brinquedos destinados à criançada! Também quero agradecer a todos que estiveram me auxiliando nessa tarefa! Alguns brinquedos não foram doados por conterem mensagens subliminares, outros foram separados para serem utilizados nas atividades pedagógicas na EBD (Escola Bíblica Dominical). Até miniaturas de instrumentos musicais foram selecionadas para projetos com as crianças ali na igreja!
Eu louvo e agradeço a Deus pelas missionárias Ana Cleide e Janimeire... e também pela vida da missionária Maria Palombo, uma pessoa cheia de talentos usados para a glória de Deus!!! Louvo a Deus pela equipe atenta a tudo e disposta ao trabalho, não somente ali no assentamento! Que bênção!
Sei que Deus me enviou a Hernandárias, Paraguai, para mostrar mais um sinal dos Seus sonhos para mim! Mesmo sem hablar español, deixei algo do coração de Deus às vidas ali. Que o Senhor cresça... e que eu diminua! Quero aprender a cada momento, para poder servir melhor Àquele que me chamou!
No amor do Pai,
Reginalva Gabriel (Regi)